Mitos e verdades sobre unhas !

Estava lendo uma revista que ganhei na Drogaria São Paulo e, achei bem interessante uma entrevista feita com o Dr. Paulo Henrique Lucas sobre, mitos e verdades sobre o que se pode, ou não fazer para, as unhas crescerem mais fortes, bonitas e saudáveis.
Então, vou dividir com vocês algumas questões!

*Cortar as unhas ao invés de lixá-las faz com que elas fiquem mais fracas ou quebradiças?
Mito! Cortar ou lixar as unhas não interfere na saúde das mesmas já que  este processo não é feito em sua matriz, mas sim na extremidade da unha, quando ela já passou por toda sua fase de crescimento.
* Não se pode retirar o esmalte com acetona pois danifica a unha?
Verdade! A acetona é uma substância muito agressiva que, em contato com a unha, a deixa cada vez mais fraca e esbranquiçada. O correto é usar removedores sem acetona que não agridem e/ou ressecam as unhas.
* O correto é deixaras unhas sem esmalte para que ela possa “respirar”?
Mito! As unhas são constituídas por células mortas de queratina, sendo assim, elas não têm necessidade de “respirar”. O que pode ocorrer é o ressecamento e enfraquecimento das unhas em virtude da esmaltação contínua feita por esmaltes convencionais que possuem tolueno, benzeno e formaldeído. Para o bem da saúde das unhas, é sempre bom optar por linhas de esmaltes que não agridem as unhas. Utilizando esses esmaltes sem agressividade, é possível esmaltar as unhas todos os dias sem intervalos e sem agressão às mesmas.
* Esmaltes escuros fortalecem e aceleram o crescimento das unhas?
Mito! Os esmaltes escuros não contém nenhuma substância que possa fortalecer a unha. As substâncias encontradas em esmaltes comuns, como o formaldéido, o tuoleno e o benzeno, fazem o trabalho contrário. Além de enfraquecerem, são perigosas para as pessoas mais sensíveis nessa área.
* Para as pessoas que são alérgicas, pode-se passar uma base hipoalergênica e qualquer outro esmalte por cima?
Mito! A base hipoalergênica não garante que será feita uma película ou filme sobre a unha que impeça o suposto esmalte convencional não vá entrar em contato com a unha e causar alergia.
* O formato das unhas facilita que as mesmas encravem ou se lasquem com mais facilidade?
Verdade! As unhas dos pé preferencialmente devem ter o formato quadrado para impedir que elas encravem. O uso de sapatos apertados contribui para o surgimento de unhas encravadas. Já o formato ovalado é ideal para das mãos que são habitualmente fracas e quebradiças, pois unhas neste formato “quebram” com menas facilidade.
E ae, gostaram de saber os Mitos e Verdades sobre as unhas? 

25 thoughts on “Mitos e verdades sobre unhas !

  1. Ai ju.. nem me fale em unhas…. sou roedora compulsiva.. ja passei até pimenta…. mas não dou conta no fim eu corto tudo mesmo ja tentei aquela unha de porcelana e pra falar bem a verdade me arrependi até o ultimo pois a minha unhs ficou muito mais fraca do que ela ja era

  2. Que interressante… eu não sabia da acetona nem do formato da unha quadrada para não encravar! Como pinto telas com tinta a oleo, minha mão acaba ficando pouco com esmalte, a tinta gruda…kkkkk!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s